14.6.22

16 ideias criativas para reciclar potes de vidro e garrafas

 Há duas coisas que podemos fazer com os potes de vidro que adquirimos com alimentos.  Quando termina o conteúdo podemos jogar fora, ou reutilizarmos de maneira decorativa ou funcional, dando-lhes nova vida. 

O mercado possui uma imensa variedade de tamanhos e formas de vidros, com os quais podemos fazer inúmeros objetos na sua forma original ou decorando parcialmente ou totalmente. 

Aqui damos algumas ideias para utilização funcional ou decorativa, com maior ou menor transformação.

1 - Utilizando a parte de baixo da prateleira  - Neste sugestão a transformação é mínima. Sobre papel contacte preto foi escrito com caneta permanente  o nome do produto a ser acondicionado. A tampa foi parafusada na parte inferior da prateleira,  o que além de um belo efeito decorativo potencializou o espaço de uso do móvel de maneira prática. 


2 - Vasos suspensos para flores  - Nesta opção os potes de vidro foram pintados e presos em uma pequena madeira por  um cordão amarrado no gargalo. Pode ser utilizado tanto para flores naturais quanto artificiais. Ou pode alternar entre naturais e artificiais de acordo com a estação e disponibilidade das flores. 

3 - Suporte para acondicionar acessórios de cozinha - Um elegante suporte para quem quer ter os acessórios de cozinha sempre á mão na hora de cozinhar. Além de funcional dá um belo efeito decorativo e aconchegante ao ambiente. 

4 - Porta talheres  - Uma ótima maneira de organizar os talheres numa mesa de bufet é colocando as peças separadas dentro de vidros transparentes. Acondicionando esses vidros dentro de uma pequena caixa gradeada  de madeira, além do toque especial deixa os vidros seguros impedidos de cair quando do manuseio. 

5 - Lanterna com luzes de led - Não precisa ser Natal nem nenhuma data especial para colocar essas pequenas lâmpadas mágicas dentro de um pote de vidro e decorar com muito charme um cantinho da casa. Nesta sugestão o pote foi forrado com uma tela de malha que pode ser confeccionada em crochê, e a alça pode fazer facilmente com um arame e alicate. Também pode utilizar um pedaço de cinto de couro para dar esse efeito de alça, colando o mesmo na borda do vidro ou na lateral da tampa,  mas nesse caso não pode segurar pela "alça" porque não vai dar sustentação suficiente para o peso do vidro. 

6 - Lanterna rústica suspensa  - Utilizando pote de vidro e barbante rústico é o suficiente para fazer esta lanterna com lindo efeito. Para preencher a parte inferior do pote de vidro, usar pedrinhas brancas ou sal grosso. A vela pode ser normal ou de led. Esse recurso de lanternas suspensas fica muito bem para usar em varandas ou pendurar em arvores para festas ao ar livre. Deixa o ambiente bonito e romantico. 


7 - Porta talheres - As sugestões de porta talheres são muitas. O princípio é o mesmo mas como base podem ser utilizados vários recursos conforme já tenha disponível. Neste caso foi utilizada uma bacia  ou bandeja de latão e os potes de vidro foram personalizados com pequenos cartões com desenho dos talheres. 

8 - Vidros para cereais -  maneira simples e bonita de decorar potes de vidro para guardar cereais. 


9 - Lanterna com pote de vidro e corda - Esta lanterna num vidro grande é muito simples para executar, seguindo o passo a passo vai ter este objeto decorativo lindo para enfeitar um cantinho especial da casa. 

10 - Porta velas com  garrafas recicladas  - garrafas transparentes, cordões rústicos e contas que imitam pérolas. Uma mistura do rústico e delicado numa combinação perfeita de bom gosto. 

11 - Porta  talheres - Nessa função os vidros são sempre perfeitos. Além da funcionalidade ajudam na decoração . Deixam lindo e funcional tanto o bufet de um evento quanto a bancada da cozinha no dia a dia. Use qualquer base que você tenha em casa para alojar os vidros. Se sobrar espaço na bandeja ou suporte onde vai alojar os vidros dos talheres, complemente com outro vidro e Ramos de alecrim ou manjericão. 

12 - Garrafão decorativo - sem nenhum retoque, somente ele, elegante e transparente. Como complemento um colar de contas. Requintado e lindo para enfeitar qualquer ambiente

13 - Suporte de parede para plantas - Lindos vasinhos feitos com garrafas recicladas presas em uma base de madeira com uma braçadeira, podem ser utilizadas tanto para arranjos de plantas naturais quanto artificiais.

14 - Acessórios para banheiro - Potes de vidro sem nenhum tipo de transformação pois o objetivo é mostrar o conteúdo, cotonetes e algodão. Apenas as tampas foram pintadas e colocado nas mesmas um pequeno puxador de gaveta. Como puxadores também podem ser utilizadas tampas de perfumes. 


15 - Vidros para condimentos - Estes vidros para ervas e temperos foram feitos utilizando  pequenas garrafas de suco de uva. Não houve nenhuma pintura além do nome da identificação do produto. Mas isso também é opcional porque a transparência do vidro proporciona a identificação do conteúdo e deixa um efeito decorativo lindo na cozinha. 

16 - Garrafas de suco para cereais - As garrafas de suco e as de molho de tomate são perfeita para acondicionar cereais, tanto para deixar expostas porque além de conservar o produto protegido também ficam muito decorativas, principalmente quando o conteúdo é identificado ou quando as acondicionamos em caixotes, cestos ou bandejas, ou também são perfeitas  para manter os produtos em estoque quando abrimos o pacote e não consumimos todo o produto.  Ajuda na proteção e higiene do produto e do espaço de armazenamento, além de identificar o produto com mais facilidade. Abaixo alguns exemplos. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário